Como uma empresa de TI tornou-se GPTW em apenas 6 anos de fundação!

Risco & Recompensa , 12/08/2019

O Great Place to Work é uma autoridade global que certifica empresas que promovem os melhores ambientes de trabalho em mais de 50 países ao redor do mundo. Em 2019, a MFM TI conquistou essa certificação com apenas 6 anos de fundação. Os colaboradores avaliaram a empresa como um dos melhores lugares para se trabalhar devido a cultura organizacional.

Os líderes da companhia, Manoel Moço e Fabio Araujo, sempre acreditaram que a melhor forma de fazer a empresa evoluir seria investir no desenvolvimento dos seus colaboradores por meio do conhecimento. “Queremos criar grandes profissionais, estimular os funcionários a realizarem sonhos, isso é o que motiva as pessoas”, ressalta Manoel.

A empresa que desenvolve soluções para as áreas de crédito e cobrança, tem em seu time 88 colaboradores, sendo que 42% compõem as áreas de TI. Todos eles participaram de treinamentos com foco em tecnologia e inovação promovidos pela empresa. Outro benefício é o subsídio nos cursos voltados para as áreas de atuação dos profissionais, que chega até 70%. Nos dois últimos anos, a MFM TI investiu mais de R$250 mil em subsídio de cursos.

O incentivo ao conhecimento extrapola fronteiras. A empresa promove a participação dos colaboradores em treinamentos internacionais como o AWS re:Invent (Las Vegas), Web Summit (Lisboa), Innovation Field Trip (Boston). “Estimulamos nossos profissionais a trocarem ideias com especialistas e conhecerem novas tendências, metodologias e inovações tecnologicas”, explica Fábio.

O desafio de promover um ambiente de trabalho agradável e que gere orgulho em uma empresa que dobrou de tamanho em dois anos está diretamente ligado a construção e manutenção de uma forte cultura organizacional. Os líderes estabeleceram a comunicação direta com os colaboradores por meio dos diversos eventos internos da empresa, além de possuírem uma intranet. “Aproveitamos esses momentos onde reunimos os colaboradores para reforçar a história da empresa e nosso propósito. Sempre que possível, realizamos dinâmicas para integrá-los, facilitando a transmissão da mensagem e o maior engajamento do time”, acrescenta Fábio.

Para os profissionais que atuam com desenvolvimento de softwares, outro ponto alto é facilitar os processos. Por isso, a MFM TI adotou a metodologia Ágil e os frameworks Scrum e Kanban, que mantém a organização dos projetos e otimiza a produtividade. Também investiu na certificação Technology Partner da Amazon Web Services (AWS), tornando-se parceria tecnológica da Amazon. Essa parceria disponibiliza aos seus colaboradores o conhecimento sobre as novas tecnologias com prioridade e treinamentos avançados para fomentar o desenvolvimento de projetos.

Pensando no bem-estar, na sede da empresa os colaboradores contam com sala de descompressão equipada com videogames e biblioteca, ginástica laboral e massagem. A área de Gestão de Pessoas estabeleceu horário flexível de entrada e saída, para que cada profissional possa escolher trabalhar no período mais adequado, conciliando outros compromissos.

  Para os gestores da MFM TI a conquista do GPTW é um reflexo do trabalho de um time. “Temos total compreensão de que não chegaríamos até aqui sozinhos. Cada colaborador da empresa nos ajudou a criar esse ambiente de trabalho”, finaliza Manoel.



Links