Acompanhe o market share de cartões de débito

Risco & Recompensa , 26/10/2018

Quantidade de transações com cartão de débito da ELO é 28% menor do que a média do mercado

 

Ao final de 2017, o total de cartões de débito ativos alcançou 107,8 milhões, crescimento de 6,2% sobre o ano anterior. Comparativamente, a quantidade de cartões de débito supera os 104,5 milhões de pessoas que fazem parte da população economicamente ativa. Esta análise foi elaborada pela RDI Inteligência em Serviços Financeiros a partir de dados divulgados pelo Banco Central no último mês de agosto.

A bandeira MasterCard ELO alcançou 32,9 milhões de cartões de débito, praticamente igual aos 33,0 milhões de cartões de débito da bandeira Visa.

Fonte: BCB; elaboração: RDI Inteligência em Serviços Financeiros

Vale lembrar que em 2012, apenas 5 anos atrás, a ELO representava apenas 2,4% do total de cartões de débito emitidos, enquanto que os cartões de débito da Visa representavam 52,1% do total.

Ainda que em menor grau, o avanço da bandeira ELO também afetou o Market share da MasterCard, que diminuiu sua participação de mercado de 42,7% em 2012 para 36,8% em 2017.

Esta mudança no Market share é resultado da estratégia de Bradesco e Banco do Brasil, sócios da bandeira ELO, que tem impulsionado a emissão de plásticos desta bandeira, em detrimento de outras bandeiras, principalmente Visa.

Por outro lado, o número de transações mensais por cartão de débito da bandeira ELO foi 28% inferior à média do mercado em 2017 (ELO 4,4 transações/mês Vs. Mercado 6,1 transações/mês). Quando comparado com MasterCard e Visa essa diferença aumenta ainda mais. Segundo Rafael Durer, consultor da RDI Inteligência em Serviços Financeiros, este menor desempenho pode ser explicado por 2 hipóteses principais: 1) parte da base de cartões ELO é recente, com menor uso; 2) perfil do cliente ELO, ainda menos propenso a pagar suas contas através de meio eletrônico.

Fonte: BCB; elaboração: RDI Inteligência em Serviços Financeiros

Sobre a RDI Inteligência em serviços financeiros

A RDI Inteligência em Serviços Financeiros tem como principal objetivo apoiar varejistas, instituições financeiras, administradoras de cartões e prestadoras de serviços, que atuam no segmento de serviços financeiros ao consumidor.

Rafael Durer, presidente da consultoria, possui 30 anos de experiência no mercado, sendo 17 anos como executivo e 13 anos como consultor, tendo desenvolvido mais de 80 projetos no segmento.



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