Ataque virtual WannaCry.

Risco & Recompensa, 05/06/2017

A frequência deste tipo de ação e seus impactos financeiros, legais e de imagem irão aumentar!

Cerca de 300 mil computadores em mais de 150 países foram infectados pelo vírus WannaCry (Quero chorar), no último dia 12/5/17. Quem são os autores? De onde partiu este ataque? São perguntas que dificilmente serão respondidas!

Na prática, para facilitar o entendimento, abaixo um pequeno exemplo, do sequestro de dados, WannaCry (Quero chorar):

"Um médio varejista teve seus computadores contaminados pelo vírus. O impacto causado foi muito grande, porque a frente de caixa não conseguia acessar os sistemas integrados ao estoque, logística, financeiro e fiscal, o que por consequência não permitia o atendimento aos clientes, gerando insatisfação e perda de negócios. A empresa literalmente parou e durante algumas horas ficou no impasse se deveria pagar ou não, aos golpistas o resgate para ter seus dados e sistemas restabelecidos.

Neste caso eles não pagaram! Possuíam back-ups das informações, com "apenas uma semana" de dados defasados! Todavia, ficaram inoperantes por algumas horas e o prejuízo foi significativo!"

Nós precisamos refletir, estudar o tema e propor alternativas para nossos empregadores, pois a tendência de agravamento da situação é latente!

Abner Rosa
VCN – Soluções em Crédito, Cobrança, Prevenção à Fraude
(11) 992922330
www.vcncentraldenegocios.com.br



Links