Corpo Humano e Risco & Recompensa!

Risco & Recompensa, 23/01/2017

Hoje falarei um pouco sobre Risco e Recompensa exercido pelo nosso cérebro; uns de forma automática, outros por nossa conta e risco. O corpo humano é uma máquina perfeita do criador. De forma automática, quando nossa pressão arterial está caindo e corremos o risco de não ter sangue no cérebro, pois de pé o sangue não teria pressão suficiente para subir ao cérebro, nossa mente entende o processo e faz com que tenhamos um desmaio, pois caído ou deitado o sangue seguirá de forma contínua a irrigar o cérebro e não nos causará danos. Outro bom exemplo é o suor. Quando nosso cérebro percebe aumento de temperatura corporal, manda de forma automática uma mensagem ao cérebro para que sejam ativadas as glândulas sudoríparas para diminuir a temperatura e defender o organismo. Assim também são as nossas leis, regras de sociedade, mecanismos de controle empresarial, o que nos dá a diminuição dos riscos inerentes ao processo.

Isso basta para seguirmos em frente? Não, pois necessitamos de controles mentais, além dos automáticos, para evitar riscos externos e, consequentemente, perdermos os benefícios ou recompensas em nosso dia-a-dia.

Quando aumentamos os riscos e fugimos das regras e controles, ativamos em nosso mecanismo mente-corpo muitos processos que nos serão prejudiciais pois sabemos conscientemente que estamos errando, burlando regras ou ultrapassando limites, sejam pessoais, físicos, sociais, financeiros ou corporativos. Estes processos nos quais aumentamos o risco nos coloca em tensão constante, ativando mecanismos de stress, ansiedade, neuroses, fobias, insônia, etc., que serão somatizados corporalmente, causando-nos descontrole físico, químico ou emocional com prejuízos diversos, assim como o descontrole em empresas causam o mesmo efeito na corporação. Aliás esse é o nome correto para para demonstrar o processo: CORPO + AÇÃO.

A somatização nos leva a deteriorar os controles normais do organismo, que passa a gerar mais energia negativa que, quando descarregada no corpo, causa-nos doenças físicas, às vezes muito dolorosas. Para quem deseja saber mais sobre as doenças somáticas e causas (como um dicionário de doenças - causas e soluções), recomendo o livro CURE SEU CORPO, da autora LOUISE HAY, que abrange as principais doenças, até as que afetam a coluna cervical, vértebra a vértebra. (Esse  livro existe em PDF on line, grátis). Por este descontrole são necessárias medidas corretivas (no corpo seriam remédios, terapias), para equilibrar as forças mentais e, nas corporações, auditorias e medidas eficazes, processos revisados e fluxos corrigidos, visando colocar novamente sob controle riscos criados indevidamente, por desvio dos padrões, necessidades individuais de benefícios ou recompensa.



Links