Qual o seu móvel de vida? O que te motiva?

Risco & Recompensa, 11/11/2016

Hoje vamos falar sobre o processo psíquico (móvel) que nos leva a determinadas atitudes rotineiras e que nos trazem Custo x Benefício ou fazendo um paralelo com o site, Risco e Recompensa.

Todos os seres humanos são movidos por algum impulso que nos traz benefícios, prazer ou vantagens. Esse móvel (que significa motivação – o que nos leva a ação), pode ter vários motivos para obtenção da recompensa psíquica, pessoal ou financeira.
Isso pode ser aplicado as nossas ações dentro de empresas, em casa, família ou de relacionamento. Qual é seu móvel de vida?

Vou dar exemplos simples aplicáveis:

1 – A pessoa ajuda o porteiro de seu prédio quer seja pessoal, financeiro ou social – Seu móvel é o altruísmo e ele age por que tem como recompensa o prazer, a satisfação de ter ajudado outra pessoa.

2 - A pessoa ajuda o porteiro de seu prédio quer seja pessoal, financeiro ou social – Seu motivo pode ser o de esperar que como recompensa ele fique devendo um favor que você pode cobrar a qualquer momento.

3 - A pessoa ajuda o porteiro de seu prédio quer seja pessoal, financeiro ou social – Seu móvel pode ser de que ele espalhe para os outros condôminos que você é uma pessoa legal e que tem bom coração, criando a imagem que deseja.

4 - A pessoa ajuda o porteiro de seu prédio quer seja pessoal, financeiro ou social  - Seu móvel pode ser que ele seja seu parceiro em assuntos do prédios, fofocas e informações sobre terceiros.

E assim temos, para cada móvel, o mesmo objetivo de ajuda (que envolve custo ou risco) versus o benefício ou /Recompensa que a pessoa deseja.

Esse são mecanismos psíquicos que podem ser aplicados, como já citei acima, em empresas, família ou relacionamentos.

Procure exercitar internamente o que te leva a fazer qualquer tipo de ação (Móvel) para obtenção dos seus objetivos. Você poderá se surpreender com o que pode encontrar no seu íntimo, e procure sempre fazer o seu melhor, para que sua vida tenha menos Riscos/Custos e maior Satisfação/Benefício/Recompensa.

Claudio E. R. Moreira
Contador, Adm. de Empresas e Neuropsicólogo



Links