Cláudia Bastos, expert em Tecnologia, " As inovações não param, então, sigamos como crianças felizes usando o brinquedo novo.

Risco & Recompensa, 22/08/2016

No século 21, a palavra de ordem é informação. É ela que move o mundo e cria os diferenciais necessários para o nosso crescimento pessoal e profissional. A tecnologia é a via por onde a informação permeia nosso dia a dia e multiplica nossas possibilidades.

Hoje em dia, a velocidade da evolução em tecnologia é espantosa. As mudanças ocorrem cada vez mais rápido comparadas às evoluções do século anterior. Levamos décadas para sairmos do mainframe de proporções gigantescas e chegarmos aos microcomputadores. Houve resistência por parte de quem, antes, dominava o cenário tecnológico, como eu. Em seguida, levamos um pouco mais de uma década para termos acesso aos laptops parecidos com os atuais, com drive de CD e, logo depois, DVDs. E assim, sucessivamente, a tecnologia vem evoluindo, talvez, mais rápido do que nós, os nascidos em meados do século 20, podemos absorver e dominar. Máquinas cada vez menores com softwares cada vez melhores e a cereja do bolo: a internet.

Um ponto de contato com essa nova realidade são os nossos filhos. Eles nos apresentam, nos impulsionam e nos ensinam como nos integrarmos a esta nova realidade sem volta que, convenhamos, é sensacional!

É fato que não damos conta de aprender tudo sobre um device e, de repente, lá está lá na loja um novo modelo com mais funcionalidades, enquanto nós também sempre estamos prontos para aposentar o velho (nem tão velho assim) e nos apaixonar pelo novo. Quem nunca? Ter um smartphone, um tablet ou um notebook já não é mais um luxo, é uma necessidade que não se restringe a apenas algumas faixas etárias. Tenho uma tia de 81 anos que me perguntou se eu não tinha um tablet “encostado” que pudesse ceder a ela.

O que dizer das redes sociais e dos serviços de streaming de música? Com um toque, um amigo de infância aparece na tela. Outro toque e a sua música preferida começa a tocar. As possibilidades são infinitas, o conteúdo é infinito. Apesar da falta de privacidade que muitos alardeiam, os benefícios são maiores. As redes sociais vão muito além do que achar pessoas ou fazer networking. Empresas usam as redes sociais para alavancar seus negócios gerando lucros. Novas profissões foram criadas para gerir as estratégias das empresas na rede.

As inovações não param, alias se aceleram cada dia mais. Acompanha-las de perto demanda tempo, conhecimento, dedicação e nem sempre é possível, mas sigamos como crianças felizes usando o brinquedo novo.

“As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”
Steve Jobs



Links