Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal - Conciliar sucesso profissional e vida privada.

Risco & Recompensa, 02/03/2015

Para alcançar o sucesso profissional é preciso ter uma vida pessoal satisfatória - e vice-versa.

Aumento da produtividade e competitividade são palavras de ordem no ambiente corporativo. Excessivamente demandados para “fazer mais com menos” nos envolvemos numa rotina que consome todo o tempo disponível.

Nosso desafio é buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho tem crescido globalmente e, no Brasil, uma fatia expressiva dos trabalhadores ainda não percebe equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Não podemos permitir que o conceito de equilíbrio seja simplesmente uma declaração de missão no folheto corporativo. Pode ser que haja a necessidade de reestruturar os processos de trabalho para acomodar as demandas pessoais e profissionais. Como um funcionário, é preciso entender o impacto que a falta de equilíbrio no estilo de vida pode ter em sua desenvoltura na carreira.

Aprenda a priorizar

Ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e ficar pulando de uma atividade para a outra, aprenda a dar prioridades e trabalhe nas atividades mais importantes primeiro, dividindo o restante do trabalho em uma “timeline”que você consiga gerenciar. Comece tirando todo o tempo de férias que você tiver. Tirar seu período de descanso ajuda muito a recarregar suas energias e, então, você estará preparado para maiores desafios no trabalho.

Saia para o almoço

O horário de almoço é a oportunidade perfeita de obter uma pausa do trabalho, mas muitas pessoas acabam trabalhando durante esse período. Quando você faz isso, você também perde a chance de socializar e de relaxar. Quanto mais você se sentir pressionado pela falta de tempo e pela quantidade de trabalho, mais você precisa se afastar de sua mesa e desfrutar da companhia dos seus amigos e contatos profissionais. Talvez seja difícil fazer isso no início, no entanto, logo você vai sentir os benefícios.

Organize seu tempo

Há alguns dias em que você precisa trabalhar até mais tarde, mas tente não fazer disso um hábito simplesmente pelo fato de ficar até mais tarde no trabalho. Não sinta que não será levado a sério se você sair no seu horário. Se você se organizar e for eficiente e produtivo durante as horas trabalhadas, provavelmente você não precisará fazer horas extras. Lembre-se que se for necessário trabalhar fora do horário, isso deve ser para adicionar valor e dar satisfação ao terminar um serviço e não simplesmente para mostrar presença.

Mantendo o equilíbrio

Talvez não seja fácil atingir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O importante é a consciência que ambos são importantes e requerem dedicação.

Um número crescente de empresas tem reconhecido que um estilo de vida desequilibrado pode afetar a satisfação, a produtividade e a performance de seus funcionários e do negócio.



Links