Riscos Financeiros da Longevidade no Brasil!

Risco & Recompensa, 07/05/2014

Viver mais 20 e até mais 30 anos após chegarmos, a chamada terceira idade, é a mais fantástica conquista da humanidade em toda a nossa existência. O melhor é que acompanhando todo esse ganho em números de anos para serem vividos, veio um grande ganho em Qualidade de Vida, com Entretenimento, Turismo, Saúde, Cultura e até de uma nova carreira, uma nova família ou mesmo o prolongamento das já existentes com perspectiva de ainda curtimos os tataranetos! ...a quinta geração e todos ainda vivos e com boa saúde.

O sonho de todo país é transformar os mais humildes para criar uma classe média forte e que ela seja a grande motora de desenvolvimento, consumo, cultura e pensamento da nação.

No Brasil estamos fazendo exatamente o contrario que é transformar uma classe média de ótima qualidade, de consumo, intelectual e de entretenimento, que levou mais de 50 anos para ser criada, em uma nova classe de velhos, dependentes (De governos e famílias), e que por isso deixam a condição de classe consumidora e que por sua vez deixam de produzir conhecimento, tecnologia, cultura e desenvolvimento.

O programa do governo tem como título que os programas são de “transferência de renda” e não de criação de novas rendas...! Em suma estamos empobrecendo uns e remediando outros.

Daí se conclui que estagnamos nossa produtividade lá pelos anos noventa e até oitenta. Paramos de produzir conhecimento e nos concentramos em produzir subsistências o que tem sido um erro fatal para nosso desenvolvimento. Estamos regredindo a olhos vistos, ademais que nossos maiores sucessos são exatamente quando produzimos conhecimento, fruto de nossa pesquisa, como Embrapa... para o Agro business, ITA, IPT e etc., para nossa indústria Aeronáutica e de armamentos, e Petrobras para nossa indústria de Energia.

Esse vai ser um preço altíssimo a pagar pela sociedade Brasileira, o atraso na produção de conhecimento e tecnologias. Nos iludimos com uma esquerda mais festiva do que eficiente e os resultados tem sido de total decepção com aqueles, que nos disseram que mudariam a face do nosso país, e que hoje já estão na cadeia ou estão em fase de seguir o mesmo caminho, sem ao menos terem tentado mudar aquela face.

Como planejar uma sobrevivência de mais 30 anos sem a maior parte de suas receitas e despesas que não diminuem? Nesse período você estará vivendo em toda a plenitude de seu conjunto de: Qualidade de Vida, Saúde, Cultura, Experiência, Reservas Financeiras e Viagrão!

Com “inflação controlada” (segundo o Ministro Mantega) de 5% ao ano será praticamente impossível construir reservas financeiras a uma taxa de inflação tão elevada. (nem vamos falar que o mercado já esta trabalhando com previsão de uma taxa de dois dígitos para quando os preços deixarem de ser represados). Nessas condições teríamos que obter retornos da ordem de mais de 16% ao ano, para poder conseguir ter taxas reais de retorno, para bancar tantos anos de sobrevivência e mantermos o nível de vida e consequentemente de consumo.

Perder um cliente assim tão importante, (os novos aposentados sem renda suficiente = a mais numerosa geração de brasileiros) da noite para dia será um golpe grande em nosso mercado consumidor. Se não houver classe média no futuro, quem comprará aquele apartamento, a mais, que você comprou, para se um dia precisar... vender? Se não haverá compradores os preços desses bens sofrerão grandes reduções com grandes consequências para o patrimônio da maioria de nossas famílias. Essa será apenas uma das configurações que virão com decorrência dessa delinquência social.

...E os Esqueletos?

Ainda temos “vários esqueletos” nesse armário, como construir cerca de 10.000 SESIs, INSS com um gigantesco passivo atuarial, infraestrutura de estradas, ferrovias, portos, aeroportos, saneamento (70%das cidades não possuem água e esgoto), energia, Internet (somente há alguns dias, Macapá recebeu um sistema de Banda Larga!! Note-se capital de um estado) Centros de Pesquisas, universidades, moradia, segurança, administração pública racional e eficaz, 120 Hospitais das Clínicas como o de São Paulo, recuperar nossas forças armadas. Fazer dez bases militares com 5.000 homens em nossas fronteiras, tecnologia aero espacial para mísseis, caças, drones, lançadores de foguetes, radares, etc. ...etc. ..

Isso tudo, da forma como está o gasto público no Brasil, se vier, virá sobre o carimbo de aumento de impostos...(aumento de impostos para quem tem $) = Você...se não vier, virá com aumento da violência (ou barbárie), analfabetos funcionais , hospitais lotados ...

Portanto, o que você está fazendo financeiramente nos dias de hoje, para sua aposentadoria PROVAVELMENTE NÃO VAI DAR!

Será necessário fazer um Planejamento financeiro para pré e pós-aposentadoria. Essa será a ferramenta de precisão, que indicará suas necessidades financeiras, para os seus melhores anos, bem como quais serão os melhores caminhos a seguir.

Diante desse quadro, algumas pessoas que já estão aposentadas ou em fase de se aposentar, já estão pensando seriamente em se aposentar em um outro país, com melhores condições para aposentados e aonde seu dinheiro que foi amealhado e poupado durante toda uma vida, poderá render e garantir seu futuro e seus sonhos.

...Com um GAP aumentando ano a ano, ...É bom começar seriamente a se mexer.



Links